quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Caatinga e Floresta dos Cocais

                                                      CAATINGA

   A Caatinga é mais um bioma existente e este é exclusivamente nosso, ou seja, só existe no Brasil em sua grande maioria. A floresta nesta região tem como característica ser meio esbranquiçada, com a tradução ao pé da letra direto do tupi, caatinga quer dizer “Mata Branca”. A flora da caatinga é também totalmente adaptada para conseguir sobreviver em um ambiente árido. A Caatinga e formada  pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (região Sudeste do Brasil).
Fauna
   A Fauna possui muitas espécies adaptadas, algumas delas até em extinção. O único problema com relação à caatinga é a exploração indevida, o que está acarretando um problema ambiental muito grande, ameaçando a existência do bioma. Na Caatinga vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção. O último exemplar da espécie vivendo na natureza não foi mais visto desde o final de 2000. Outros animais da região são o sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagui-de-tufos-brancos, entre outros.

Flora
    A vegetação da Caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas. Apresenta vegetação típica de regiões semi-áridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca. Anteriormente acreditava-se que a caatinga seria o resultado da degradação de formações vegetais mais exuberantes, como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica.
Definição e características
   A Caatinga é uma formação vegetal característica do Nordeste brasileiro que ocupa mais de 70% de sua área. É também chamado de sertão, ou semi-árido. Há grandes processos de desertificação.
Área total: 1.100.000 km2
Área de interferência humana: 800.000 km2.
   No inverno vegetação da Caatinga torna-se ressequida, pois a plantas perdem suas folhas para eliminar a superfície de evaporação quando falta água. Algumas plantas armazenam água como os cactos barrigudos. Os poucos rios ou riachos da região da Caatinga são temporários secando na maior parte do ano.


                                                         FLORESTA DOS COCAIS
    Na Floresta dos Cocais no babaçual e extraído um óleo que serve para a indústria alimentícia e de cosméticos. O extrativismo e a principal atividade econômica da Floresta dos Cocais.O clima e As (temperaturas elevadas com chuvas de inverno e outono) é encontrado no litoral de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Aw (temperaturas elevadas com seca no inverno e chuva no verão) é encontrado em todos os estados; BSh (temperaturas elevadas com chuvas escassas no inverno e períodos de estiagem). é o sertão nordestino que compreende o norte da Bahia, e parte do interior dos demais estados exceto o Maranhão.
Fauna
   A fauna da Floresta dos Cocais está sendo recuperada naturalmente. Na época de exploração na ditadura militar no Brasil facilitaram a exploração da região dos estados do Pará e Tocantins, além dos recursos da Caatinga. A fauna é muito diversificada e tem poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais como roedores, gambás, lagartos e cobras; vivendo a maioria nas copas das árvores: aves, macacos, insetos, etc. Nas águas dos rios podem ser encontrados o boto, a ariranha e o acará-bandeira.
Flora
    A vegetação da Floresta dos Cocais é composta de florestas tropicais e amazonenses secundários, ou, florestas reconstituídas depois do desmatamento. São muitas características deste biomas como: a maioria das árvores são babaçu, carnaúba, oiticica e buriti,a  biodiversidade de espécies de palmeiras, como o açaí e as folhas das palmeiras são grandes e finas. Em certas regiões do maranhão e rio grande do norte e encontrada uma palmeira  Orbignya martiana, o babaçu.
      A região onde ocorre a floresta de cocais tem índice elevado de chuvas e temperatura média anual de 26º C. Um aspecto interessante é que o solo, na região dos babaçuais possui um lençol freático pouco profundo, permanecendo úmido o ano todo. A floresta de babaçu tem importância econômica; das sementes da palmeira extrai-se óleo, e as folhas são utilizadas para cobertura de casas e para a fabricação de utensílios domésticos.


Fotos do Trabalho:



Nomes: Eduardo Costa, Ismael, Guilherme Bidarte , Matheus e Arthur 

4 comentários:

  1. Eduardo Costa:
    O trabalho deu trabalho!!
    Mas aprendi que os biomas brasileiros são bem diversificados.A Caatinga tem um clima muito quente então as espécies de animais são poucas mas ja a vegetação e muito rica mas seca.A Floresta dos Cocais tem um clima úmido e a população vive a base do extrativismo.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal mesmo o trabalho Eduardo Costa. E foi muito interessante fazer esses trabalhos. O Brasil tem várias florestas, os biomas bem diferentes uns dos outros, espécies rara bem diversificados, coisas que raramente sabemos. É bem interessante o fato de a caatinga ser um bioma praticamente só nosso. por elisa kepka

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal o teu trabalho Eduardo,em saber que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. E que A Mata dos Cocais é um bioma brasileiro, que fica entre a mata atlântica e a caatinga, situado em uma área reflorestada pela natureza .

    ResponderExcluir
  4. É muito interessante sim saber que são praticamente existentes aqui, porém a mata dos cocais por exemplo, é considerada uma formação secundária, pois é desmatada para exportação de seus grãos.
    Mesmo sendo importante para a economia, as pessoas têm que ter a consciência de que se derrubar, elas têm que plantar outra em seu lugar, o que raramente acontece.

    ResponderExcluir