quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Poluição Visual e Sonora

  Existe uma grande diversidade de poluição (da atmosfera, da água e do solo) que se faz presente no campo e principalmente nas cidades. A poluição é resultado de um modelo de vida consumista, proveniente das atividades humanas.
  Além dos tipos de poluições citadas, a poluição sonora e visual também contribui de forma negativa, produzindo sérios problemas nos grandes centros urbanos do país.


Poluição Sonora
 
   A poluição sonora  é o efeito provocado pela difusão do som num tom alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambienteDependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos. O barulho é emitido principalmente por veículos automotores (caminhão, ônibus, carros e motos), na construção civil e por vendedores ambulantes.
   Esse conjunto de emissores de sons funcionando simultaneamente alcança elevados índices, apesar das pessoas não terem conhecimento e muitas vezes não perceberem, devido ao convívio diário com o barulho, esse pode causar problemas de saúde, como neurose e a perda gradativa da audição.  
   A Organização Mundial de Saúde considera que um som deve ficar em até 50 para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam.


Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis):

- conversa tranqüila (40-50 db)
- secador de cabelo (90 db)
- buzina de automóvel (110 db)
- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)
- tiro de arma de fogo próximo (140 db)  
 


Alguns efeitos negativos da poluição sonora  na saúde dos seres humanos:

· Insônia
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Queda de rendimento escolar e no trabalho

Recomendações importantes:
 
   Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante:  evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; não gritar em locais fechados; evitar locais com aglomeração de pessoas conversando; ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

* No dia 7 de Maio é comemorado o Dia do Silêncio, em função da poluição sonora.


Poluição Visual




   A poluição visual  é o excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos.  Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as.
   Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias. Alguns psicólogos também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material mas atingiriam também a saúde mental dos usuários, medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias.
  O modelo econômico capitalista promove o incentivo ao consumo. As propagandas publicitárias são uma forma de instigar a população ao consumismo. Realizando de forma explícita a alienação da população, com anúncios cada vez mais chamativos e atrativos. 
  Apesar de tantos transtornos gerados pela poluição visual, poucas providências são tomadas para solucionar esse problema. Um dos motivos é que a própria população muitas vezes não percebe os  prejuízos e a agressão causados por esse processo.
   Alguns municípios aplicam normas que proíbem a excessiva quantidade de anúncios espalhados pela cidade. E também existe a Lei Cidade Limpa, que proibe esses anuncios em excesso, apesar de ter sido muito respeitada no iníco, agora quase não vale mais, por causa dos grandes comércios.

Nomes: Eduarda Heldt, Gregory Chultes, Leandro Rodrigues e Vitor Fontoura. 
  


 

 

Um comentário:

  1. Essas poluições são coisas que estamos tão habituados a ver e ouvir, que nunca nos demos conta do quanto nos fazem mal. Acho que deveriam parar de dar tanta importância para o comércio e o exagero e começarem a valorizar nossa saúde. Por: Eduarda Heldt

    ResponderExcluir