domingo, 21 de agosto de 2011

Pantanal

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros,  situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia.
 



Fauna
Arara-azul grande
Onça-pintada
Tuiuiú (ave símbolo do Pantanal)
   A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. Há 650 espécies de aves. A mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Há ainda tuiuiús, tucanos, periquitos, garças-brancas, beija-flores, socós, jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás e curicacas.
    No Pantanal já foram catalogadas mais de 1.100 espécies de borboletas. Contam-se mais de 80 espécies de mamíferos, sendo os principais a onça-pintada, capivara, lobinho, veado-campeiro, veado catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo do pantanal, bugio, etc.
   A região também é extremamente piscosa, já tendo sido catalogadas 263 espécies de peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau são algumas das espécies encontradas.
   Há uma infinidade de repteis, sendo o principal o jacaré (jacaré-do-pantanal e jacaré-de-coroa), cobra boca-de-sapo (Jararaca), sucuri, Jiboia-constritora,Cobra-d'água, lagartos (iguana, calango-verde) e quelônios (jabuti e cágado).

Flora

   A vegetação pantaneira é um mosaico de cinco regiões distintas: Floresta Amazônica, Cerrado,Caatinga, Mata Atlântica e Chaco. Durante a seca, os campos se tornam amarelados e constantemente a temperatura desce a níveis abaixo de 0 °C, e registra geadas, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente.
Angico - Branco
   A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas médias. Poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como angico, ipê e aroeira.
   Em altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas, palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.
Camalote (ilha verde)
    A vegetação aquática é fundamental para a vida pantaneira: imensas áreas são cobertas por batume, plantas flutuantes como o aguapé e a salvínia. Essas plantas são carregadas pelas águas dos rios e juntas formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes. Há ainda no Pantanal áreas com mata densa e sombria. Em torno das margens mais elevadas dos rios ocorre a palmeira acuri, que forma uma floresta de galerias com outras árvores.


    A comunidade biológica do Pantanal ainda se mantém relativamente bem preservada. A utilização e o manejo inteligente dos recursos naturais permitirá que o Pantanal mato-grossense continue sendo uma das mais importantes reservas de vida selvagem do planeta.

Eduarda Heldt, Gregory Chultes, Leandro e Vitor Fontoura.


  

6 comentários:

  1. Fazendo este trabalho, aprendi muito sobre o Pantanal e começei a me dar conta do tanto de vida que ele pode nos oferecer. É uma biodiversidade incrível e fico extremamente feliz por saber que ele é bem cuidado e não corre muitos riscos. Por: Eduarda Heldt

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o Pantanal, embora ele não possua muitas espécies endêmicas, existem uma série de outros animais provindos de vários outros Biomas e que vivem lá, facilitando por exemplo para pessoas que gostam de ver os animais, verem muitos mais sem ter de viajar tanto.
    Por:Vitor B. Fontoura

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom o trabalho, e complementando o comentário dos colegas, encontrei na internete uma reportagem falando que o Pantanal é maior área alagável do planeta, santuário ecológico da humanidade, declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 2000, sendo talvez por esse motivo que a Fauna e a Flora são tão diversificadas.

    ResponderExcluir
  5. O Pantanal é um dos poucos biomas do Brasil,se não o unico que não está ameaçado de extinção.Belas paisagens e diversificados tipos de fauna e flora, isso é importante para conscientizar as outras regiões a cuidar do que é seu.

    ResponderExcluir
  6. "O manejo inteligente dos recursos naturais permitirá que o Pantanal mato-grossense continue sendo uma das mais importantes reservas de vida selvagem do planeta."
    Não sabemos nem a dimensão do quanto isso é importante, temos que preservar ao máximo nossas matas.

    ResponderExcluir