sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Floresta Amazônica






 A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a mais biodiversa de floresta tropical do mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.
 

Localiza-se na região Norte do Brasil, ocupando os estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Amapá e Roraima, a parte norte de Mato Grosso e Goiás, além da parte oeste do Maranhão.

FAUNA:

A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, nessa floresta reside uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal. Alguns registros e pesquisas revelam que na Floresta Amazônica, existem aproximadamente cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos. No entanto, esses números apresentados não são totalmente definitivos, pois por falta de pesquisas, muitas espécies de animais ainda continuam desconhecidas pela classe científica e pelo público em geral.
Esse rico ecossistema detém uma imensa quantidade seres vivos, desde microrganismos até animais de grande porte, de briófitas até árvores de grande porte. A seguir, está uma lista de animais que normalmente são encontrados na Floresta Amazônica:
  • Animais Guariba-de-mão-ruiva (alouatta belzebul)
  • Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)
  • Arara-vermelha (Ara macao)
  • Preguiça-de-três-dedos (Bradypus Tridactylus)
  • Borboleta-azul (Morpha menelaus menelaus)
  • Uirapuru (Cyphorhinus arada)
  • Quati (Nasua nasua)
  • Jaguar (Panthera onça)
  • Capivara (Hydrochaeris hydrocaeris)
  • Tartaruga-da-amazônia (Padocnemis expansa)
  • Sucuri (Eunectes murinus)
  • Jacaré-açu (Melano suchisniger)
  • Pequeno sapo                                                                                                                                                                         
 FLORA: 

 Segundo estudos já realizados, a Floresta Amazônica abriga aproximadamente 30 milhões espécies de vegetais, dentre esses as de maior destaque são a castanheira, a seringueira, o cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia, a Vitória-régia.É uma floresta tropical fechada, com um grande número de árvores de grande porte, onde ficam próximas uma das outras. Devido a isso, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver.Apesar do solo ser muito pobre e com uma camada pouco espessa de nutrientes, a flora mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio obtido pelo ecossistema.

DESMATAMENTO:

Atualmente, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km², a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.


Nomes: Renata, Natália, Marlon, Mateus.

4 comentários:

  1. Infelizmente,como mais um bioma brasileiro,a Floresta Amazônica está em risco de extinção,mais o que mais chama atenção é os dados divulgados recentemente pois mostram que cerca de 75% da floresta pode ser perdido até 2025.Em 2075, podem restar apenas 5% de florestas no leste da Amazônia.Sabemos das diversidades que existem na flora e na fauna dessa floresta,mais infelizmente é lamentável atitude do homem em relação ao desmatamento dessa região.

    ResponderExcluir
  2. Um dos mais lindos biomas, com certeza e infelizmente um dos que mais sofrem. Os dados que a sabrina weide colocou acima são lamentáveis mesmo. Uma obro tão perfeita da natureza sendo destruída pelo homem simplesmente por ganância, dinheiro. A diversidade da Floresta Amazônica postada pelo grupo é encantadora, centenas de animais que vivem neste bioma. Infelizmente se o homem não mudar as atitudes todas essas riquezas será perdidas mesmo. Muito bom o trabalho de vocês, parabéns ! por elisa kepka

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais madereiras instalam-se perto desta floresta e cientistas vêm de outros países para pesquisar ilegalmente espécies e ficar com os lucros.O Brasil além de perder dinheiro tendo que pagar para utilizar substâncias do próprio território, futuramente ainda pode perder a vida nesta região tanto da fauna quanto da flora pelo desmatamento, contrabando ilegal e garimpeiros contaminando rios.Isso é lamentável.
    Muito bom o trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Os números apresentados são preocupantes, e o video nos mostra claramente a monstruosidade das pessoas que "vivem do desmatamento", mas acaba prejudicando a natureza.Agora os homens destroem a natureza, mas, amanhã a natureza destruirá os homens.

    ResponderExcluir