sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pampas e Cerrados

 PAMPAS
Quem que já foi para o interior do Rio Grande do Sul, para a fronteira, entre outros lugares, passou por campos com gramíneas rasas, são estes chamados Pampas, no RS, ou Campos, Brasil a fora.
Ocupa uma área de 176.496 Km² correspondente cerca de 2% do território nacional e é constituído principalmente por vegetação campestre. No Brasil o Pampa só está presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também está presente em territórios da Argentina e Uruguai, como podemos ver no mapa acima.
      O termo Pampa tem orgiem indígena, que seria "região plana". É composto basicamente de gramíneas, herbáceas e algumas árvores. Serão graves os impactos da transformação no ecossistema atual em monocultura de árvores, cujo estágio de sucessão é bem diferente. Toda monocultura provoca um desequilíbrio ambiental, que corresponde com a diminuição de algumas espécies e aumento de outras, além de alteração nas funções ecológicas básicas do ecossistema. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) recomenda a preservação de pelo menos 10% de cada bioma brasileiro. Em 2007, um mapeamento feito pela UFRGS em parceria com o MMA, baseado em dados do satélite norte-americano Landsat, mostrou que 41% da vegetação nativa dos pampas está intacta, apesar da boa notícia, o bioma corre risco, pois menos de 0,5% de sua superfície destina-se a áreas de conservação.
    A pecuária é a atividade vinculada ao desenvolvimento da região, cujas pastagens naturais são ricas e diversificads, mas nos últimos tempos a atividade tem perdido cada vez mais espaço para uma concorrente notória: a silvicultura, essa atividade descaracteriza completamente a morfologia dos pampas, causando um sério impacto de paisagem. Formações abertas tornam-se formações de monocultura florestal, e os impactos dessa mudança são críticos para répteis e anfíbios. Por conta dessa alteração, cedo ou tarde espécies que sequer conhecemos podem desaparecer.
 Muitas pessoas pensam que nos Pampas encontramos apenas gramíneas e gado, mas temos muitas espécies encontradas lá.  Há pouco tempo encontraram uma nova espécie de coral-verdadeira ('Micrurus silviae') identificada nos pampas por pesquisadores da UFRGS. Segundo eles, existem muitas espécies ainda desconhecidas pela ciência. 
Micrurus silviae é uma espécie de grande interesse médico, pois pode causar acidentes letais e conter toxinas úteis no desenvolvimento de fármacos.


CERRADOS 

Os serrados são também conhecidos como "Savanas brasileiras" . É a segunda maior formação vegetal brasileira, estendia-se originalmente em uma área de 2 milhões de km², abrangendo 10 estados brasileiros. Hoje restam apenas 20% desse total. A paisagem do Cerrado possui alta biodiversidade, embora menor que a mata atlântica e a floresta amazônica. Pouco afetado até a década de 1960, está desde então crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade, quanto ao infortúnio do descuido humano.
       Nas regiões onde o cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.
O clima  predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25° C, podendo chegar a marcações de até 40° C na primavera. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10° C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.O cerrado possui um solo muito fértil, por isso sua flora é extensa.














Araticum-Do-Cerrado: muito procurado, tem propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças degenerativas.

Nomes: Paloma Pugliese, Luiza Schuwambach, Luiz Henrique, Vitoria Soares

2 comentários:

  1. A principal fonte de desenvolvimento dos pampas é a pecuária, porque querem implantar uma outra atividade que causa impactos negativos à região?!
    O Brasil não pode estragar o que tem de melhor:Sua paisagem.

    ResponderExcluir
  2. Restam apenas 20% do cerrado hoje, isso é impressionante.É mais importante um equilibrio no ecossistema ou um prédio alto?!
    Isso não pode acontecer!

    ResponderExcluir