terça-feira, 16 de agosto de 2011

S.O.S Mata de araucárias


       A mata de araucárias localiza-se no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul. É uma região de clima temperado e regulares chuvas.O solo é  muito fértil e de boa qualidade e sua paisagem é muito bonita, pela beleza da Araucária angustifolia ou Pinheiro-do-paraná.Porém ela está seriamente ameaçada de extinção.
      Apenas 1,2% do seu original encontra-se preservada e 0,22%(40.774 hectares),está sobre proteção de unidades que cuidam e conservam essas árvores.O pinheiro-do-paraná produz uma semente comestível conhecida como pinhão,que é consumida em grande quantidade na "festa do pinhão" a qual faz com que a espécie desapareça cada vez mais.Outro fator para a sua extinção é a "alelopatia" que é quando as plantas inibem o crescimento  uma das outras por estarem muito próximas, facilitando a extração.Em consequência do solo fértil, as araucárias são suprimidas para o plantio de monoculturas e pastoreio.
     Esse ecossistema está praticamente extinto, e, além disso, muitas espécies de animais, entre aves e insetos, que dependem do pinhão para sobreviver, serão extintas também.A destruição destas matas aumenta cada vez mais a precipitação na região sul, e com a derrubada de árvores em regiões íngremes e queimadas o homem vai sofrer, mais tarde, os danos que a natureza está sofrendo agora.

Gralha-azul

     Uma grande aliada da mata é a gralha-azul, que como se alimenta do pinhão, guarda-o embaixo do solo para poder aproveitar mais tarde, porém às vezes esquece e as árvores acabam germinando. Mas ainda falta a consciência do homem para ver que está acabando com um lugar que possa demorar anos para voltar ao normal, Temos que devolver a vida a essas árvores que vão ser o oxigênio para nossos filhos e netos no e permitir que essa bela paisagem nunca desapareça diante de nossos olhos.

    Video mostra a história do desmatamento da mata de araucárias


Augusto,Rebecca,Amanda e Elisa Coimbra.

4 comentários:

  1. A mata das araucárias é outra mata praticamente nossa. O pinhão é muito conhecido aqui em nossa região e na serra principalmente. São Francisco de Paula, que é onde acontece a Grande Festa do Pinhão aguarda ansiosamente o ano inteiro para a festa, que já está em 23° edição, e acontece em meados de junho quase sempre, onde o Pinhão é a principal atração. Na serra muitas famílias se sustentam do comércio de pinhão, muitos vendem na beira da estrada para os viajantes. Muito legal o trabalho colegas. Por elisa kepka

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante o trabalho de vocês,pois relata uma particularidade dessa mata,onde não há o desenvolvimento de outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros.
    Caracterizando a Mata de Araucárias com grande espaçamentos entre as árvores,pois não existem vegetais de pequenos portes que poderiam fazer surgir uma vegetação densa.

    ResponderExcluir
  3. Quando realizei o trabalho não conhecia nada sobre essa mata, e a cada assunto que lia ficava mais preocupado com essa mata, pois ela está muito próxima da extinção.Se as pessoas não se conscientizarem teremos uma perda inestimável.
    Se todos fizerem nossa parte, nós vamos, árvore por árvore, salvar uma das mais importantes fontes de oxigênio do nosso país.
    Augusto Moraes.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é preocupante a situação dessa mata, se não pararem com a extração e com o uso indevido de suas sementes teremos em poucos anos a extinção da mesma, isso é lamentável.

    ResponderExcluir